ASJ é destaque no Acampamento da Copa


Começou nesta quinta-feira (12/6) as ações do acampamento farroupilha especial da Copa do Mundo em Porto Alegre. A ASJ está entre as entidades selecionadas para participar dos festejos, organizados no Parque da Harmonia pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo MTG.
As ações tradicionalistas estão voltadas para os turistas estrangeiros que visitam Porto Alegre durante os jogos. Atendendo a pedido dos organizadores, o DTG Morro da Tapera  desenvolveu um projeto inédito para contar aos visitantes “A História do Charque”. Em banners bilíngues, a exposição explica como surgiu a tradição de consumo de charque no Estado, relata sua influência na cultura gaúcha e força econômica e, inclusive, sua interferência na Revolução Farroupilha. Uma cartilha também foi produzida para ensinar os turistas a fazerem o tradicional arroz de carreteiro e a entenderem um pouco das expressões utilizadas no Rio Grande do Sul. Dicas culinárias completas serão repassadas aos turistas durante as oficinas agendadas. Nestes dias, a equipe da ASJ estará explicando como é feito o charque e apresentando a elaboração do prato típico.
O piquete da ASJ está montado no lote 105, mesmo local onde fica durante os festejos de setembro. Durante o Acampamento da Copa, as atividades dos sábados à noite realizadas pelo DTG serão deslocadas para o Harmonia. Contudo, convergindo com a orientação da Prefeitura de Porto Alegre e objetivando um melhor atendimento ao turista e a divulgação do tradicionalismo, neste período - de 12 de junho a 13 de julho -, não serão organizados eventos particulares. Por isso, não estão sendo agendados almoços e jantares para os associados, o que não impede visitação ao piquete. Os agendamentos de almoços e jantas ficarão mesmo é para o Acampamento Farroupilha em setembro, quando o DTG Morro da Tapera promete movimentar o Harmonia.

Informações Adicionais