Indicação dos diretores do IPE retorna à pauta da União Gaúcha

O colegiado da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) reuniu-se segunda-feira (2/4) com o objetivo de debater as indicações provisórias dos nomes aptos para assumir o cargo diretor de saúde e previdência do Instituto de Previdência do Estado (IPE). No dia 19 de março, a entidade já havia indicado o capitão-médico Nazareno Fernandes (ASOFBM) para o cargo de diretor-médico da autarquia. A Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) participou do encontro representada pelo seu presidente, Paulo Olympio, e vice-presidente, Luís Fernando Alves da Silva. 

O objetivo principal do colegiado é conseguir indicar ambos os diretores. Segundo Silva, essa representatividade é essencial para os segurados do Instituto. “Nós, como representantes dos servidores segurados do IPE, não podemos concordar que o governo coloque quem ele queira como diretor”, contestou Silva. 

Olympio lembrou a longa trajetória enfrentada pelas entidades para conseguir garantir alguns direitos na aprovação dos PLs que dividem a autarquia em duas, IPE-Prev e IPE-Saúde. “Não podemos esquecer que o governo queria votar esse projeto em regime de urgência dentro de 30 dias”, disse Olympio. O presidente também ressaltou o trabalho excelente realizado pela UG. “O protagonismo em salvar muitos pontos prejudiciais dos projetos foi da União Gaúcha. A entidade está legitimada para indicar o diretor-médico e de previdência do IPE”, finalizou. 

Ao final, a diretoria-executiva deliberou que pretende agendar uma audiência com a Casa Civil para discutir o assunto. 

Decretos 53.940 e 53.941

Nesta segunda-feira, os conselheiros também discutiram os decretos 53.940 e 53.941. Os textos, republicados em março no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, alteram os decretos anteriores (números 52.669 e 52.670), que regulam a composição dos Comitês de Investimentos dos Fundos Previdenciários (FundoPrev) dos servidores civis e militares do Estado. O assunto foi debatido na última reunião (28/3) do Conselho Deliberativo do IPE, que deliberou que o colegiado encaminhará à Casa Civil e aos órgãos internos dos Instituto, um documento com posição sobre possíveis alterações para adequar as novas legislações.

A União Gaúcha se mostrou solidária com o encaminhamento do Conselho. O intuito agora é seguir atento aos decretos e postergar as indicações para o diretor de investimentos. 

Comissão Eleitoral

O secretário-geral da ASJ, Paulo Chiamenti, deve integrar a comissão eleitoral da União Gaúcha junto com outros dois representantes do Sintergs e Ceape. Os três nomes são necessários para validar as eleições da entidade, que está marcada para o dia 2 de maio de 2018.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais