Audiência pública sugere plebiscito sobre auditoria da dívida do RS com a União

presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Estado (ASJ), Paulo Olympio, participou de audiência pública que debateu a necessidade de auditorias cidadãs para uma avaliação detalhada da dívida do RS para com a União no final da tarde desta segunda-feira (23/4), na Assembleia Legislativa. Entre os encaminhamentos, está a proposição de plebiscito para saber se a população é a favor ou contra uma auditoria pública na dívida com a União. Entre os argumentos, está o argumento de que a União vem cobrando juros sobre juros dos estados, fato que seria ilegal. 

Confira todas as proposições:

Ao final do debate, que durou mais de três horas, foram elencados seis itens para compor uma carta que será enviada aos candidatos ao governo do Estado. Veja:

  • Sinalizar aos pré-candidatos ao Piratini, independentemente de partido, que busquem a unidade interna do RS e uma integração com os demais estados devedores, para rever a dívida com a União (revisão desta dívida).
  • A necessidade de revisão do pacto federativo, com repactuação do orçamento entre os entes federados, a título de equidade, uma vez que não há mais como estados, e em especial municípios, ficarem com fatia tão pequena da arrecadação e com tantas responsabilidades.
  • A Lei Kandir deve ser revista nas suas perdas, e isso deve ser colocado no centro da luta das forças políticas do Rio Grande do Sul.
  • Apoio ao PL 561, dos senadores, que prevê a correção monetária do montante da dívida e não o pagamento de juros.
  • Plebiscito para auditoria cidadã da dívida.
  • Buscar alternativas para superar a crise do Estado, que não passem pelo RRF.

 

Texto e foto: Bruna Karpinski com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

 

 

 

 

Informações Adicionais