ASJ protocola projeto cultural para Festejos Farroupilhas e comemora 30 anos do DTG Morro da Tapera

A Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) protocolou, nesta quinta-feira (26/7), o projeto cultural "Festival da Canção ASJ: o Canto dos Tropeiros" para a participação nos Festejos Farroupilhas de 2018. A apresentação também marca a comemoração de 30 anos do DTG Morro da Tapera. O departamento, que reúne associados da ASJ, familiares e amigos para manter acesa a chama da tradição gaúcha, recebeu esse nome em alusão ao morro de mesmo nome localizado na sede campestre da associação, na Avenida Juca Batista, em Porto Alegre (RS). 

Segundo o presidente da ASJ, Paulo Olympio, ao longo dos 30 anos, o DTG realizou diversos eventos de integração do corpo social com as tradições do Rio Grande do Sul, a exemplo de cursos de dança tradicionalistas e encontros festivos e culturais. Na última década, a ASJ vem desenvolvendo projetos destacados para a participação nos Festejos Farroupilhas, tendo recebido diversas premiações por parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Entre as distinções recebidas, merece destaque o primeiro lugar entre os piquetes participantes do acampamento da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. "É um orgulho trabalhar pelas tradições do Rio Grande e levar a crianças e adultos o conhecimento sobre nossa história e nossos costumes", completou Olympio.

O projeto apresentado pela ASJ neste ano tem como objetivo estimular turmas de 7º, 8º e 9º ano de Ensino Fundamental de escolas convidadas a desenvolverem músicas (letra e melodia) com o tema Tropeirismo. Para isso, a associação levará até as escolas, antes dos Festejos Farroupilhas, o conteúdo teórico e instrumentos musicais para auxiliar as composições. Após, as turmas serão convidadas para competição musical no piquete do DTG Morro da Tapera no Acampamento Farroupilha.

Para participar da competição, as escolas devem ir até o piquete para gravar um vídeo com a sua composição sobre Tropeirismo. Após, serão escolhidas três finalistas, que irão se apresentar novamente no DTG. O grupo vencedor ganhará uma excursão para Rio Pardo. 

Quer fazer parte deste projeto e/ou conhece alguma escola que tenha interesse? Entre em contato com a ASJ por meio do número (51) 3221-4585. 

Texto: Leticia Szczesny

Fotos: Leticia Breda

Informações Adicionais