Política, Reforma da Previdência, saúde e venda de imóveis em pauta na União Gaúcha

 

O colegiado da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) analisou a conjuntura política, incluindo as transições governamentais no Estado e no país, a parceria entre o IPE-Saúde e a Unimed, a Reforma da Previdência e a venda e permuta dos imóveis do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) em reunião realizada nesta segunda-feira (05/11). O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, o vice-presidente, Luís Fernando Alves da Silva, e o tesoureiro Paulo Chiamenti compareceram à reunião.

Conjuntura Política e Reforma da Previdência – “Está dando conflito já” afirmou Paulo Olympio ao referir-se às contradições em relação à votação da Reforma da Previdência mencionadas pelos governantes eleitos e ressaltando a necessidade de a UG pensar sua posição a fim de que os servidores sejam representados. O colegiado destacou que é interessante dialogar com o novo governo estadual para que as entidades da UG possam atuar dentro do cenário político.

Paulo Olympio reproduziu um áudio do programa A Voz do Brasil do dia 30 de outubro no qual o senador eleito Paulo Paim (PT) afirma que não há déficit na Previdência e que, portanto, não é necessária a Reforma Previdenciária. Ademais, Paulo Olympio ressaltou a taxa de suicídio no Chile entre os idosos com mais de 80 anos, pois estes se veem sem perspectiva de renda adequada. Ainda citou a manutenção das alíquotas do ICMS, o que deve ser ponto central de diálogo com o governador eleito Eduardo Leite (PSDB).

O colegiado acordou que uma atitude possível é apoiar o novo governo estadual no que beneficiar os servidores e as entidades públicas. Um diálogo franco abrirá o caminho que suprirá as atuais necessidades dos servidores.

Parceria Entre os Convênios IPE e Unimed

A ampliação da parceria entre os convênios do IPE e da Unimed traz segurança assistencial aos beneficiários, uma vez que estes contarão com uma rede mais ampla de atendimento e com preços de medicamentos mais acessíveis. O IPE deseja que os novos procedimentos das clínicas de infusão sejam realizados nas unidades da Unimed e, nos casos de judicializações, o IPE custeará o tratamento, e o Poder Judiciário determinará o local no qual o tratamento realizar-se-á. A economia gerada com esta parceria se reverterá em melhorias do sistema.

Atualmente, existem 33 unidades da Unimed credenciadas no IPE e a parceria projeta que mais três unidades sejam acrescentadas, sendo estas nas cidades de Porto Alegre, Guaíba e Canoas.

Ação dos Imóveis do IPE-Saúde

O colegiado também deliberou sobre a postura que tomará acerca da venda e da permuta dos imóveis do IPE e decidiu que ingressará com ação autônoma somada com a representação no Ministério Público. Uma vez que ainda não há edital para a venda dos imóveis, é possível o ingresso da ação.

 

Texto e Foto: Audrey Erichsen

Informações Adicionais