DTG Morro da Tapera terá programação intensa na Semana Farroupilha
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 06 Setembro 2019 18:54
As instalações do piquete do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera, fundado pela Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), já estão em fase de acabamento para o Acampamento Farroupilha 2019, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A abertura oficial está marcada para o dia 7 de setembro. De acordo com o patrão do DTG e presidente da ASJ, Paulo Olympio, a expectativa da organização é reunir associados e familiares em um momento de lazer e tradicionalismo durante os Festejos Farroupilhas. “Tentaremos proporcionar aquele ambiente de acolhimento, confraternização e culto ao tradicionalismo”, destaca.
Neste ano, o DTG Morro da Tapera realizará um festival de dança com a participação de escolas públicas da Região Metropolitana da Capital em homenagem a vida e obra de Paixão Côrtes, patrono escolhido pelo MTG para representar a semana. As disputas classificatórias do festival acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 09h30 e às 14h. As três escolas que somarem maior pontuação se enfrentarão na grande final marcada para o dia 19 de setembro, às 14h. A escola campeã ganhará uma viagem a Rio Pardo, berço histórico da Revolução Farroupilha.
Segundo o vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, já é tradição a elaboração de projetos culturais pelo DTG, voltados aos estudantes da rede pública, especialmente aos alunos do ensino fundamental. "A nossa pretensão é dialogar com essa geração, mostrando a importância de se conhecer a história do nosso Estado e dos nossos personagens, para que a gurizada tenha bases históricas e culturais sólidas, e possa levar adiante a tradição riograndense, harmonizando a cultura com as futuras gerações", afirma.
Além do festival, o DTG também realiza, através do Turismo de Galpão, oficinas de danças gaúchas nos dias 13 e 17 de setembro, às 14h, ministrada por profissional da área, com experiência em danças praticadas em CTGs. As oficinas serão gratuitas.
Crédito: Bruna Oliveira