União Gaúcha debate Benefício Especial de migração ao Regime de Previdência Complementar

 

A nova prática de reuniões virtuais da União Gaúcha em Defesa Da Previdência Social e Pública (UG) segue substituindo os encontros presenciais de todas as segundas-feiras. Nesta semana, o conselho deliberativo debateu o Benefício Especial – incentivo do Governo do Estado - para migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC/RS). O assunto também foi tema de reunião virtual da UG com o governador do Estado, Eduardo Leite, na segunda-feira (01/6).

A UG pretende que sejam discutidos com as representações dos servidores tópicos, como prazo para migração, valor do benefício, regras de transição, entre outros. A União Gaúcha também planejou criar um grupo de estudos para tratar do Benefício Especial e tentar, além da  intervenção junto ao governo, a articulação de emendas prévias em conjunto com o parlamento gaúcho. Filipe Leiria, secretário geral da União Gaúcha, afirmou ao colegiado que a estratégia da coordenação da UG no encontro que ocorreria mais tarde seria no sentido de escutar e tentar abrir espaço de negociação com o Governo do Estado. 

O conselho da entidade está programando duas lives, a primeira acontecerá no canal da UG no YouTube para informar o que foi apresentado no texto do Benefício Especial. Nomeada Sala da Previdência, a transmissão ao vivo ocorrerá na próxima quinta-feira (04/6), às 19h, conduzida pelo presidente da UG, Cláudio Martinewski, Filipe Leiria, Celso Malhani (Sindifisco) e Ari Lovera, diretor de investimentos do IPE Prev. A segunda live será um minicurso de RPPS e reforma da Previdência na plataforma Google Class, com condução, a princípio, do desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello e de Ari Lovera. Inicialmente o minicurso será restrito aos dirigentes das entidades. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, sugeriu que a primeira aula seja realizada na próxima segunda-feira (08/6), às 9h30, antes da reunião ordinária da UG. O déficit atuarial e as alíquotas progressivas são os dois temas pré-definidos.

Na ocasião, foi noticiada ainda a participação de Ari Lovera na diretoria de investimentos do IPE Prev, desta vez de forma interina. Lovera vai colaborar na reestruturação da diretoria, especialmente quanto à gestão dos recursos dos fundos previdenciários. Auditor da Fazenda Estadual, Ari atuou no Instituto nos últimos oito anos, na área previdenciária.

Campanha de arrecadação

Na reunião, o dirigente financeiro da UG, Eduardo Leal (Asegergs), pautou a campanha de arrecadação da União Gaúcha para auxiliar comunidades impactadas economicamente pela pandemia de Covid-19. As atividades dos últimos dias contemplaram a entrega de 50 cestas básicas para os profissionais da saúde e mais 50 para uma comunidade do largo Zumbi dos Palmares. Além disso, 100 cobertores foram destinados para uma comunidade indígena no bairro Lami, na zona sul de Porto Alegre. 

Os dirigentes Paulo Olympio e Paulo Chiamenti representaram a ASJ no encontro virtual. 

Informações Adicionais