TJRS lança novos canais de comunicação para enfrentamento ao assédio e à discriminação

Na tarde desta terça-feira (02/8), a Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Doenças Decorrentes (COPEAM) deu início aos trabalhos da Semana de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação. No evento de lançamento, que aconteceu no Laboratório de Inovação (Labee9), foram divulgados novos canais de comunicação.

A partir de agora, o usuário tem acesso a nova configuração da página da COPEAM, no site do TJRS (para acesso, clique aqui). No local, há informações importantes sobre o assunto. Também foi disponibilizado, para os públicos interno e externo, um link denúncia (formulário on-line) para comunicar situações que aconteçam dentro do Poder Judiciário gaúcho. Além disso, foi elaborada uma cartilha sobre assédio moral e discriminação que detalha as competências e os fluxos de encaminhamento dos possíveis casos.

A Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, prestigiou o lançamento. “Nossa participação neste evento é para reafirmar o compromisso e a preocupação dos integrantes da nossa Administração com o público interno, ou seja, magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, que atuam com muita dedicação nas tarefas cotidianas de trabalho”, destacou. Ela parabenizou a atuação da Comissão: “É muito importante a existência de comissões desta natureza no âmbito do nosso Judiciário. Nossa Administração é feita por pessoas e destinada para as pessoas”, enfatizou a Presidente.

As ferramentas foram apresentadas pela Presidente da COPEAM. De acordo com a Desembargadora Gláucia Dipp Dreher, “o site é um canal importante de acesso. Ele dá a amplitude necessária que esse assunto tem que tomar. A cultura do assédio é um silêncio que temos que quebrar”. Ela frisa que a Comissão desenvolve um trabalho baseado na prevenção e no acolhimento, “a gente sabe das dificuldades, dos medos e temores, porque isso acontece sempre diante de um sistema de hierarquia. Esse sistema às vezes inibe. A COPEAM está aí para isso. Todas as notícias que chegam à Comissão são mantidas em sigilo”.

Presenças

Também prestigiaram a solenidade a 3ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Presidente do INOVAJUS, Desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja, a Presidente do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde, Desembargadora Liege Puricelli Pires, e a Ouvidora da Mulher, Juíza Jane Maria Köhler Vidal.

Texto: Ana Carolina Brenner / Diretora de Imprensa: Rafaela Souza | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Foto: Eduardo Nichele 

Informações Adicionais