Presidente do TJRS revela que a digitalização de processos físicos já abrange 96% do Estado

"Já realizamos a digitalização de quase 1,9 milhão de processos físicos, demonstrando nosso foco na informatização total do Judiciário gaúcho, com os trabalhos encerrados em 123 Comarcas gaúchas". A declaração foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (11/10) em Teutônia. A solenidade foi realizada com o intuito de parabenizar a Comarca pela rapidez na conclusão da digitalização dos 6.987 processos físicos que tramitavam no local. "A Comarca de Teutônia está completamente virtualizada e o objetivo foi alcançado em cerca de 45 dias, algo que precisava ser celebrado pela nossa Administração, e por esta razão viemos até aqui parabenizar magistrados, servidores e estagiários, bem como agradecer também o apoio dos Operadores do Direito da região", afirmou a Presidente Iris, reiterando que toda a Justiça do Rio Grande do Sul estará digitalizada até o final do primeiro trimestre de 2023. "Temos 39 Comarcas que estão em execução dos trabalhos e podemos anunciar que a digitalização atualmente já foi finalizada, ou está em vias de conclusão, em cerca de 96% no Estado", concluiu.

A Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD) do Tribunal de Justiça, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, em seu pronunciamento, destacou que o Judiciário gaúcho possui o maior projeto do Brasil no que se refere à digitalização de processos físicos. "Tal fato é motivo de orgulho para todos nós e quero também parabenizar o empenho de todos magistrados e servidores nas comarcas gaúchas", disse a magistrada, que também preside o Comitê Executivo da Digitalização.

Já a Diretora do Foro da Comarca de Teutônia, Juíza de Direito Patrícia Stelmar Netto, bastante emocionada em sua manifestação, agradeceu o engajamento dos servidores e estagiários na tarefa. "Formamos uma família neste Foro e quero registrar minha total satisfação e alegria em poder contar com pessoas tão qualificadas e dedicadas nas causas da nossa Justiça", disse ela. "Realizamos uma verdadeira maratona, com sistemática de trabalho, superação de metas e muito esforço coeso na busca do término dos trabalhos de digitalização", concluiu a magistrada.

O evento também contou com a presença do Promotor de Justiça, Jair João Franz, da Defensora Pública, Luciana Ribeiro Amim, do Presidente da Subseção da OAB de Estrela, Rafael Godinho, do Delegado de Polícia, Romaci Reis, do Comandante da Brigada Militar na região, Capitão Fábio Bilhar, e do Diretor-Geral Adjunto do TJ, Paulo Eduardo Panassol.

Fonte: Assessoria TJRS

Foto: Eduardo Nichele

Informações Adicionais