SEMANA FARROUPILHA: Concurso busca incentivar o resgate da participação dos indígenas na história do Rio Grande do Sul

 

Até o dia 20 de agosto, as escolas da rede pública da Grande Porto Alegre (RS) podem se inscrever no Projeto Cultural “A Revolta dos Esquecidos”, promovido pelo Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ). A iniciativa se efetiva através do concurso de Histórias em Quadrinho (HQs) inspiradas na valorização dos indígenas na Revolução de 1923. O centenário desta, que foi a última batalha armada em solo gaúcho, é o tema dos Festejos Farroupilhas e do Acampamento Farroupilha 2023, que acontecem de 01 a 20 de setembro.

O concurso prevê que cada escola possa inscrever até três (3) trabalhos. A divulgação dos selecionados acontecerá até o dia 30 de agosto e o vencedor será conhecido no dia 14 de setembro. Após a inscrição das peças, uma comissão julgadora do DTG elegerá as escolas finalistas que farão a apresentação de seus projetos no piquete instalado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre (RS), conforme cronograma abaixo. A turma vencedora receberá, como premiação, um passeio de um dia na Sede Campestre da entidade, para até 50 crianças, incluindo transporte, recreação e alimentação.

Para inspirar os estudantes nesta aventura de resgate da história do Rio Grande do Sul, o projeto contempla ainda a distribuição do gibi: “As Aventuras de Tapera”, ilustrado pelo artista gaúcho Juska e com versão digital disponibilizada no site www.asjrs.org.br. Por meio das desventuras do estudante Tapera, a publicação pretende fomentar a reflexão sobre a importância de se reconhecer e preservar a diversidade étnica e cultural. “A jornada do nosso personagem lembra que a história deixou de fora muitos protagonistas, como os indígenas, e que é preciso investir no resgate dessas memórias para se dar voz a todos aqueles que estão no cerne da formação do nosso Rio Grande do Sul”, explica Paulo Olympio, patrão do DTG e presidente da Associação. 

 

Confira o Cronograma: 

Até 20/08 -  Período de inscrições de trabalhos

Até 30/08 - Divulgação de finalistas

 

Apresentações:

11/09 - 14h - Segunda-feira - Finalista A 

12/09 - 14h - Terça-feira - Finalista B

13/09 - 14h - Quarta-feira - Finalista C

14/09 - 14h - Divulgação do resultado

 

Baixe “As Aventuras de Tapera”

Folheie “As Aventuras de Tapera”

Acesse o Projeto Cultural

Preencha a ficha de inscrição

 

Informações Adicionais