Órgão Especial aprova proposta de alteração salarial de 5,35% aos servidores

 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aprovou, em sessão na tarde desta segunda-feira (18/11), proposta de projeto de lei a ser remetido à Assembleia Legislativa alterando a remuneração dos servidores da justiça em 5,35% a partir de fevereiro de 2025. A proposição terá validade para servidores ativos, inativos, celetistas e comissionados.

O percentual proposto pelo TJ é igual ao pleiteado aos servidores da Assembleia, Tribunal de Contas e Ministério Público, cujos projetos devem correr isoladamente como de costume. Apesar da sinalização positiva, os servidores reivindicam um índice mais próximo das perdas acumuladas, que estão acima de 70%. "É sem dúvida uma boa notícia. Mas não há como não dizer que categoria precisa de uma alteração salarial maior, considerando as perdas inflacionárias históricas. Porém, a informações que recebemos é que a presente proposta foi o que a Administração do TJ e outros Órgãos puderam conceder após um ano em que a enchente causou grande abalo econômico,", salientou o presidente da ASJ, Paulo Olympio, que representou a entidade na reunião do Órgão Especial ao lado de lideranças.

 

Foto: Istock

Segundo ele, o presidente do TJ, Alberto Delgado Neto, explicou as questões que envolvem a proposta e pediu união da categoria na luta pela aprovação na AL. O texto deve ser remetido nos próximos dias e, para evitar pagamentos retroativos, precisa ser apreciado em caráter emergencial até o início do recesso. “Agora precisamos iniciar o trabalho de sensibilização sobre a importância desta pauta nas Comissões e junto aos deputados”, adiantou Olympio.

 

Informações Adicionais