Delgado Neto pretende completar ciclo de informatização nas áreas administrativas, qualificando e capacitando os servidores

 

Focado em concluir o processo de informatização da justiça gaúcha, o candidato à presidência do TJ/RS, o desembargador Alberto Delgado Neto, entende que é necessário apostar ainda em qualificação e capacitação resguardando os valores e qualidades que fizeram da Justiça gaúcha uma das melhores do país. 

 

Confira a entrevista especial realizada pela Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) com o atual 1º vice-presidente do TJ/RS, que é mestre em Direito e tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do RS em dezembro de 2013. 

 

Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ)  - Qual desafio é considerado primordial para a próxima gestão?

 

Alberto Delgado Neto - O principal desafio da próxima gestão do Poder Judiciário é a conformação dos avanços tecnológicos, por força da virtualização processual e a sensibilidade com a cultura do processo físico nas pessoas, de forma a engajar nossos servidores e magistrados na nova ordem estrutural.

 

ASJ - Como analisa o panorama atual do Judiciário gaúcho?

 

Neto - A mudança de panorama é evidente e muito veloz. Tivemos grandes evoluções nos últimos anos, tanto no que diz respeito a valorização de pessoas, quanto na área jurisdicional, com a virtualização dos processos e os investimentos para trazer mais qualidade no serviço público que prestamos e na vida dos nossos colaboradores.

 

ASJ - Se eleito presidente, qual será sua pauta prioritária e seus principais projetos?

 

Neto - A pauta prioritária é o fechamento do ciclo de automação na prestação do serviço da área fim, jurisdição, e a implantação do processo na área administrativa, qualificando e capacitando as pessoas para o novo mundo que se apresenta, resguardando os valores e qualidades que nos fez um dos melhores Judiciários do país. Para tanto, o cuidado com as pessoas e o controle rígido na gestão financeira e orçamentária, para bem direcionar os recursos e fornecer a nossa população o melhor possível.

 

ASJ - Quais são os projetos previstos com relação aos servidores do Judiciário?

 

Neto - Os nossos servidores são a nossa maior riqueza, pois quando se presta um serviço público estamos falando de pessoas. Não produzimos para consumo. Trabalhamos para os seres humanos e para fazer a diferença na vida de cada um. Isso pressupõe uma Administração preocupada em fazer a diferença na vida de seus colaboradores, que são os legítimos responsáveis pela entrega do serviço de jurisdição ao cidadão. A sequência na efetiva implantação do plano de carreira, com a permanente preocupação na valorização, observados os limites orçamentários, financeiros e de tetos fiscais existentes, é política que produz resultados exitosos nas entregas do trabalho de responsabilidade de cada um.

 

ASJ - Como serão conduzidas e construídas as pautas de interesse dos servidores?

 

Neto - As pautas dos servidores são fundamentais, para orientar a alta administração acerca das necessidades mais prementes. E o diálogo, bem como a compreensão mútua dos limites, são fundamentais para os avanços, que inclusive vêm ocorrendo, com efetivo vigor a partir da mudança de horário de trabalho, resolução do tele trabalho e preocupação em alcançar infraestrutura e equipamentos de ponta que facilitem o trabalho e tragam mais qualidade de vida aos nossos servidores.

 

Foto: Eduardo Nichele/Dicom/TJRS

 

Informações Adicionais