Projeto Cultural: Premiação que vira muita diversão

 

Os alunos da Escola Estadual Cândido Portinari tiveram um dia de muita diversão e de práticas esportivas neste sábado (25/11) na Sede Campestre da ASJ, na Zona Sul de Porto Alegre (RS). Em razão da vitória da escola na disputa de Histórias em Quadrinhos (HQs) realizada através do projeto cultural “A Revolta dos Esquecidos”, durante os Festejos Farroupilhas de 2023, a turma recebeu como prêmio um passeio com direito a almoço e campeonato. Além de um típico churrasco gaúcho, as crianças e adolescentes participaram de jogos de futebol, vôlei e queimada molhada.

Segundo a professora Rose da Silva Portella, que coordenou o processo de participação dos estudantes no concurso, os alunos estiveram muito envolvidos em todos os processos de criação e, ao vencer, ficaram muito felizes em ganhar o passeio. “O dia foi maravilhoso. Os alunos se divertiram e é muito importante eles terem contato com a cultura gaúcha. Só temos a agradecer”, destacou.

O presidente da ASJ, Paulo Olympio, recebeu o grupo com uma mensagem de otimismo e reforçou a importância de projetos como o desenvolvido pelo DTG Morro da Tapera que estimulam os jovens a gostarem de pesquisas e da tradição gaúcha. “É gratificante ver, ano após ano, as crianças interagindo com a nossa cultura e se desafiando nos projetos que propomos”, disse.

Neste ano, as escolas da rede pública foram convidadas a pensar sobre a participação de minorias nas revoluções. A temática esteve presente nos quatro projetos apresentados. O trabalho vencedor foi o intitulado “Jango - o Guerreiro Negro”. Desenvolvido pelos alunos e alunas da turma 92, do 9º ano, ele narra a trajetória de um soldado que, ao ser ferido e deixado para trás em uma batalha no pampa gaúcho, é cuidado por uma tribo indígena e se convence de que a principal bandeira de luta deve ser sempre a paz. 

 

 

Fotos: Carolina Jardine

 

Informações Adicionais