Pública marca presença em evento sobre negociação coletiva do Ministério do Trabalho e Emprego

O presidente da Pública no DF, Vilson Antonio Romero, participou de evento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na segunda-feira (27/11), em Brasília, referente à Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2023, cujo objetivo é a valorização da cultura da negociação coletiva e o fortalecimento das entidades sindicais no país.

O evento vai até 1º de dezembro, em comemoração à ratificação pelo Brasil da Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre o direito de sindicalização e de negociação coletiva. Durante o período, serão realizados debates, palestras e workshops na Capital Federal e nas Superintendências Regionais do Trabalho nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Maranhão.

Apesar de as tratativas envolverem os trabalhadores da iniciativa privada, participarão representantes de diversas entidades do setor público, visando acompanhar os desdobramentos da Convenção 98, em especial do artigo 1º, buscando a consolidação e regulamentação da Convenção nº 151 da OIT, que diz respeito ao direito de negociação coletiva no serviço público.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ao se pronunciar na mesa de abertura do evento, demonstrou preocupação com as condições de trabalho na iniciativa privada e abordou assuntos como igualdade de salário entre homens e mulheres, o papel das tecnologias na democratização da informação, rotatividade do mercado de trabalho, desequilíbrio nas relações laborais e outros. “Convido todos a se indignarem para que, quem sabe, consigamos mudar a situação do mercado de trabalho no Brasil”, disse.

Estiveram presentes representantes de todas as centrais sindicais, confederações empresariais e de trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.

 

Foto e texto: Comunicação/Cal/Pública/2023

 

Informações Adicionais