Morro da Tapera dá exemplo de hospitalidade na Copa

Professor Garcia acompanhou festa dos argentinos ao lado do patrão Paulo Olympio

O piquete Morro da Tapera recebeu dezenas de visitantes na última semana durante o Acampamento Farroupilha especial da Copa, realizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Turistas norte-americanos, argentinos e australianos estiveram no local acompanhando a exposição “A História do Charque”. Curiosos sobre os usos da carne e, inclusive, sobre a atuação dos servidores do Poder Judiciário gaúcho, interagiram com diretores da ASJ, outros turistas e autoridades.

Na última sexta-feira (20/6), um grupo de argentinos lotou o piquete durante gravação do programa Balanço Geral, da Rede Record. A transmissão ao vivo foi conduzida pelo jornalista Voltaire Porto e apresentou a oficina de arroz de carreteiro e produção de pães e cucas. Em entrevista ao programa, o presidente da ASJ e patrão do DTG Morro da Tapera, Paulo Olympio, destacou a importância de participar de ações como essa que ajudam a divulgar a cultura do Rio Grande do Sul. Durante a transmissão, os visitantes argentinos ainda fizeram apresentações musicais que encantaram os presentes. Entre eles, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Professor Garcia, que acompanhou de perto a apresentação dos hermanos no piquete da ASJ. “Os maiores legados da Copa são momentos como esse. Tenho certeza que esses argentinos quando voltarem para suas cidades irão levar o que aprenderam aqui e vão dizer como é bom. E, certamente, muitos argentinos virão a Porto Alegre porque eles vão dizer como é bom aqui”, pontuou o vereador.

As oficinas do DTG Morro da Tapera destinam-se a turistas e contam a história de desenvolvimento das charqueadas no Rio Grande do Sul. Com o apoio de banners bilíngues, o conteúdo é apresentado de forma interativa e com imagens resultantes de uma pesquisa de campo exclusiva desenvolvida pela equipe de comunicação da ASJ. Após a explanação, os visitantes são convidados a participar de uma demonstração onde a chef Rita Cássia Ferreira explica como é feito o tradicional arroz de carreteiro.

Visitantes degustaram arroz de carreteiro produzido pela chef Rita Cássia

Outra novidade do piquete da ASJ que vem fazendo sucesso é o Cantinho de Fotos, onde os visitantes encontram vestimentas típicas do gaúcho e da prenda. No local, é possível vestir-se a rigor para uma foto e levar de lembrança do Rio Grande do Sul. O acampamento especial da Copa iniciou-se no dia 12 de junho e segue até 13 de julho.

Diretora Luciane Canella recebeu visitantes com a típica hospitalidade dos gaúchos

Transmissão ao vivo do programa Balanço Geral foi atração na sexta-feira

Turistas americanos manifestaram muito interesse pela história do charque