Piquete apresenta maquete de charqueada

 

 

A História do Charque está sendo contada durante o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. O projeto é apresentado pelo DTG Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), no lote 105, e traz aos visitantes uma maquete inspirada na estrutura das propriedades da região de Pelotas. A obra reproduz uma típica charqueada, apresentando a cultura da imigração portuguesa no Sul do Brasil.  A maquete ainda demonstra a forma de produção do charque e seu impacto no meio ambiente e na economia gaúcha. Além disso, uma exposição de banners e fotos detalha particularidades do processo produtivo e de como o charque foi decisivo para a Guerra dos Farrapos.

Na próxima terça-feira (16/9), às 20h, o DTG oferecerá aos turistas uma Oficina de Arroz de Carreteiro, onde os visitantes poderão saber mais sobre essa típica carne gaúcha, seu método de preparo e história. Após a exposição, os visitantes ainda poderão degustar a iguaria.

Diariamente, o Morro da Tapera é o destino de escolas e estudantes. Os grupos recebem informações sobre A História do Charque e são incitados a produzir maquetes das típicas charqueadas gaúchas.

Informações Adicionais