Ex-governador Jair Soares palestra para conselheiros da UG

A experiência do ex-governador do Estado e ex-ministro da Previdência Social, Jair Soares, com a pauta da Previdência Social – cerne do trabalho da União Gaúcha (UG), foi compartilhada com o Conselho Deliberativo da Entidade durante reunião realizada, nesta segunda-feira (21/03), na sede da Ajuris. O oportuno convite para a palestra ocorre no momento em que o governo do Estado faz tramitar na Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC 251/2016), que propõe alterações nos artigos 37 e 38 do texto constitucional, propondo mudanças previdenciárias, consideradas prejudiciais ao funcionalismo público gaúcho. Em sua manifestação, Jair Soares se mostrou temeroso com o conteúdo da PEC, por entender que a matéria “atinge direto o servidor público”.

Mesmo posicionamento apresentou o coronel Marcelo Gomes Frota, presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOBMF) – entidade que labora para impedir a tramitação da PEC 251 no Legislativo. Frota fez um relato das ações que vem promovendo junto às lideranças políticas, e de entidades de classe, a fim de convencê-los do agravo recorrente da possível aprovação da matéria.

A PEC 251/2016, que até então aguardava parecer da Comissão de Constituição e Justiça para continuar tramitando na Assembleia, foi retirada pelo governo, ao final da tarde de ontem (21/03), para reanálise. A ASJ recebeu a informação através de correspondência eletrônica enviada pelo gabinete do deputado Frederico Antunes (PP). Segundo o comunicado, a retirada do texto da AL atendeu a uma solicitação das bancadas do PP, PDT e PSB.

Texto e fotos: Gisele Gonçalves

Informações Adicionais