Assembleia Legislativa estará sob novo comando a partir de terça-feira

Foto: Vinicius Reis

 

No próximo dia 31 de janeiro, ocorre a sessão solene de eleição e posse dos membros da nova Mesa Diretora do Parlamento gaúcho. Na ocasião, o deputado Edegar Pretto (PT) deverá ser conduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa para o ano de 2017. A cerimônia que acontece no Plenário da AL, a partir das 14h, será aberta ao público.

O deputado assumirá o cargo deixado pela deputada Silvana Covatti (PP). À frente do Parlamento, uma das primeiras atividades a serem presididas por Pretto será o reinicio das votações dos projetos remanescentes do pacote de reestruturação do Estado, protocolados pelo governador José Ivo Sartori. Durante sua participação na apreciação do pacotaço, o deputado estadual criticou o projeto de extinção de seis Fundações do Estado. Ainda restam outros 11 projetos do pacote do Governo para a apreciação dos parlamentares. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o futuro presidente da AL contou que já dialogou com o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), e afirmou: “Não serei o presidente da oposição, mas o presidente do Poder Legislativo”.

Filho do deputado federal Adão Pretto, o parlamentar segue os passos do pai na política. Edegar Pretto chegou ao Parlamento em 2010, quando foi eleito o deputado estadual mais votado da bancada do PT na AL. Em sua gestão como presidente, pretende aproximar a população do Legislativo e valorizar as potencialidades de cada região.

Texto: Valéria Possamai

Foto: Vinicius Reis