Presidente do IPE visita colegiado da União Gaúcha

O presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), Otomar Vivian, compareceu, na manhã dessa segunda-feira (19/6), na reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), na sede da Ajuris. O encontro reuniu representantes do colegiado que trouxeram ao presidente do IPE as questões mais importantes para serem debatidas sobre a reestruturação do IPE-Previdência e do IPE-Saúde. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) e conselheiro fiscal da UG, Paulo Olympio, e o secretário-geral da ASJ, Paulo Chiamenti, estiveram presentes representando a Associação.

Otomar Vivian comentou no conselho que sua retomada ao IPE envolve uma questão cidadã, e que a sua diretoria estará sempre disposta a ouvir as entidades no que diz respeito às demandas da autarquia. O presidente também destacou que o IPE-Saúde tem uma responsabilidade enorme com os servidores, concordando que o plano necessita ser qualificado conforme os avanços da medicina e da tecnologia. "É necessária uma ação continuada de governança no Sistema do IPE, tanto na saúde quanto na previdência", complementou.

Na oportunidade, Olympio parabenizou novamente o retorno de Otomar Vivian, que ocorreu em maio deste ano, e enfatizou que o dirigente sempre possuiu uma postura excepcional e cordial ao receber as instituições. Olympio também comentou sobre a existência de dois projetos na Casa Civil referentes à reestruturação do órgão, um do Conselho Deliberativo do IPE com o apoio das entidades da UG e outro projeto unilateral da anterior gestão da autarquia. Para a UG, é necessário que essas propostas voltem para à diretoria do Instituto e sejam reapreciadas antes de serem encaminhamos ao governador.

Otomar Vivian finalizou dizendo que não faltarão oportunidades de diálogo entre as entidades para debater os assuntos que pautem melhorias no Sistema do IPE. 


Texto e fotos: Letícia Breda