Semana de combate à violência contra a mulher

Com o tema transformando para a paz, a 7ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa pretende incentivar o diálogo e a conscientização de homens e mulheres para combater a violência doméstica e os feminicídios. A programação do evento, que será realizado de 6 a 10 de março, terá um pré-lançamento já neste final de semana, nos dias 4 e 5/3, com ações de divulgação no Grenal (sábado, 18h30min) e no parque da Redenção (domingo, 10h). A realização é da Corregedoria-Geral da Justiça e da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

A abertura oficial da Semana da Justiça pela Paz em Casa será na segunda-feira (6/3), às 13h30min, no Palácio da Justiça (Praça da Matriz, n° 55, Centro Histórico de Porto Alegre) com a exposição "Agora ou na hora de nossa morte". A mostra vai retratar feminicídios ocorridos no Rio Grande do Sul, que ceifaram vidas e famílias. A cerimônia será coordenada pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

No Dia Internacional da Mulher (8/3) será oferecido um café da manhã na sede da CGJ para mulheres que atuam no combate à violência doméstica em diversas instituições. Na ocasião, será apresentado o projeto Hora, realizado em Caxias do Sul com homens que agrediram as companheiras. Com quase 400 atendimentos, a iniciativa registra até agora apenas duas reincidências. Também no dia 8, a Corregedora-Geral da Justiça palestrará em Ijuí sobre Superação e Empreendedorismo, na Sociedade Ginástica, às 19h30min.

Ainda na programação, na sexta-feira (10/3), haverá uma dinâmica com presos provisórios do Presídio Central, que se envolveram em violência doméstica e um círculo com mulheres vítimas no Juizado Especializado da Comarca de São Leopoldo.

Confira a programação completa:

Pré-lançamento:

04/03 - 18h30 - Divulgação da campanha no GRENAL - Campeonato Gaúcho - Arena do Grêmio - Parceiros: Juizado do Torcedor e Grandes Eventos e Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

05/03 - 10h - Ação conjunta de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher - Parque Farroupilha (Redenção) - Parceiros: Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e Secretaria da Segurança Pública), Ordem dos Advogados do Brasil/RS (Comissão da Mulher Advogada), Procuradoria-Geral do Estado (Comissão de Direitos Humanos), Assembleia Legislativa do Estado (Procuradoria Especial da Mulher) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Coordenadoria Municipal da Mulher).

06/03 - 13h30 - Exposição AGORA OU NA HORA DE NOSSA MORTE - Saguão da entrada do Palácio da Justiça.

Demais Eventos:

08/03 - 8h30 - Café da manhã do Dia Internacional da Mulher oferecido pela Corregedora-Geral da Justiça às mulheres representantes das instituições do Estado que atuam no combate à violência contra a mulher, com a apresentação do Projeto HORA (Dr. Emerson Kaminski) - 7º andar do Palácio da Justiça (Evento fechado)

08/03 - 19h30 - Palestra sobre Superação e Empreendedorismo - Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira - Sociedade Ginástica de Ijuí (SOGI)

10/03 - 9h30 - Dinâmica para presos provisórios que se envolveram em situações de violência doméstica - Presídio Central.

10/03 - 14h - Círculo com mulheres vítimas de violência doméstica - Juizado Especializado da Violência Doméstica da Comarca de São Leopoldo - Foro da Comarca de São Leopoldo.

 

Fonte: Imprensa TJRS

Foto: (Divulgação/Imprensa TJRS)

Informações Adicionais