Reforma da Previdência em debate na Assembleia Legislativa

A Comissão Especial destinada a debater a Previdência Pública da Assembleia Legislativa do Estado reuniu-se no final da tarde do dia 21/05. A Comissão é presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT) e avaliou os dados sobre o Regime Próprio de Previdência do Estado. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) e diretor nacional da Pública Central do Servidor, Paulo Olympio, e o vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, acompanharam a reunião.

Segundo o desembargador e presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), entidade da qual a ASJ faz parte, Cláudio Martinewski. o aumento das alíquotas de contribuição será uma das consequências da Reforma da Previdência “No Rio Grande do Sul, por exemplo, o déficit já vem sendo enfrentado pela capitalização coletiva e pela previdência complementar”, destacou.

O auditor externo do Tribunal de Contas do RS (TCE), Roberto Sanchotene, reafirmou que o custo da previdência dos servidores gaúchos começará a diminuir a partir de 2019 em virtude do regime de capitalização e da previdência complementar. Ele também apresentou dados e informações que ressaltaram a importância de discutir a previdência considerando a variação atuarial.

Os deputados Fábio Ostermann (NOVO), Elton Weber (PSB), Sebastião Melo (MDB), Fábio Branco (MDB) e Carlos Búrigo (MDB) também estiveram presentes na reunião.

 

Com informações da Agência de Notícias ALRS

Crédito: Gilvânia Banker

 

Informações Adicionais