Presidente do Conselho Deliberativo do IPE solicita debate sobre a Reforma Previdenciária

Diante das potenciais consequências da Reforma Previdenciária, que devem impactar o serviço público, o presidente do Conselho Deliberativo do IPERGS e o vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, entregou nesta sexta-feira (16/12) ao deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), um ofício onde solicita a realização de Audiência Pública para debater a PEC 287/16 que tramita no Congresso Nacional.

A preocupação do Conselho Deliberativo é sobre o impacto que a proposta pode gerar nos atuais e futuros servidores. Isso porque altera artigos da seguridade social, como a fixação de idade mínima para a aposentadoria e o tempo de contribuição para se obter o benefício. “Precisamos debater essa proposta, já que ela pode trazer profundos reflexos na sociedade e no IPE, que é o gestor da previdência no Estado”, destacou Luís Fernando.

Diante da necessidade de discussão do tema, o presidente do Conselho Deliberativo embasou o pedido à Comissão de Segurança e Serviço Público para que realize a Audiência Pública para debater o assunto entre os chefes dos Poderes, entidades, servidores, diretoria e Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência do Estado e a própria sociedade. Como o pedido foi entregue ao presidente da Comissão de Serviços Públicos, Nelsinho Metalúrgico, ele encaminha agora a solicitação para a análise da Comissão.

 

Texto e fotos: Valéria Possamai