Vivian visita o Conselho do IPE e defende comunicação

 
Defendendo a necessidade de uma intensa comunicação, o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), Otomar Vivian, realizou, nesta quarta-feira (3/5), sua primeira visita institucional ao Conselho Deliberativo, após a sua posse. “O melhor caminho é a conversa, porque normalmente sempre esperamos os problemas chegarem para resolvê-los. A rotina é um perigo”, alertou o presidente. Na ocasião, Vivian reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento do Instituto, ressaltando também a importância do conselho na consolidação do IPE. 
 
Vivian destacou que a nova gestão terá uma responsabilidade especial com o IPE Saúde, alertando para a necessidade da instituição se modernizar e acompanhar as novas mudanças no mercado. “Nos últimos anos, 50% dos planos de saúde fecharam, isso significa que os existentes se desenvolveram. Hoje é fundamental que tenhamos escalas, principalmente porque a nossa inadimplência é zero”. 
 
Na reunião, Vivian se comprometeu ainda em se reunir novamente com o Conselho Deliberativo para discutir as principais demandas da instituição. O presidente do Conselho, Luis Fernando Alves da Silva, que também é vice-presidente da ASJ, ressaltou a necessidade do encaminhamento do anteprojeto de modificação das leis 12.066 e 12.134, ambas de 2004, que tramita na Casa Civil. “O anteprojeto, já aprovado pelo conselho, prevê a reorganização do IPE-Saúde, assim como outras questões muito importantes para a instituição”, afirmou Silva.
 
Vivian também lembrou a questão previdenciária, que vem sendo pauta no IPE desde 2003. Ele destacou a importância da reestruturação, gestão paritária, reconhecimento do IPE como gestor único e a criação dos fundos previdenciários.
 
Texto e foto: Laura Berrutti